domingo, 22 de janeiro de 2012

Sobre a Liberdade na Internet

Comecei à escrever em 22 de Janeiro de 2012, 17:24 - Terminei a Revisão em 22 de Janeiro de 2012, 17:57

-----

- Pós texto

Sobre um assunto mais atual.

-----

Eu me lembro que eu havia lido uma vez, que no passado, um fato que acontecia no outro lado do Mundo, poderia levar até dois dias para ser conhecido em um local no lado oposto no mundo ao que aconteceu o fato.

- Antes da internet

Antes da internet, as informações eram transmitidas em uma única direção. Não havia lugares comuns para as pessoas se comunicarem.

Existem tambêm outros fatores, além da comunicação. Por exemplo, filmes livros e músicas. Muitos não tem condições financeiras de comprar um DVD. Mas mesmo que o comprassem, haveria muitos outros que levariam tempo até ir em uma loja virtual e o comprassem ou alugassem. A falta de condições financeiras acabam gerando um número de filmes menores de serem assitidos. Eu me lembro que quando eu era garoto, nós comentávamos nas salas de aula, junto comos professores (não me lembro que começava as conversas, mas poderia ser o professor) sobre os filmes que saíam e que os pessoais assistiam. Os filmes, músicas e livros fazem parte da formação de uma pessoa.

Os governos criam condições para que as pessoas possam ter acesso á cultura.

Os que se comunicavam eram os que tinham mais condições e capacidades de fazê-lo (de se comunicar). Com isto, uma parte da população, a que não tinha condições de se comunicar, acabou ficando em situação estranha. Sem a internet, a situação poderia piorar.

- Tecnologia

Muitas coisas são assuntos técnicos.

Por exemplo, na informática, existem os conceitros de Half-Duplex, e Full-Duplex. Half-Duplex é algo do tipo como, "cada hora é um que fala", como em um Walkie-Talkie. Full-Duplex é algo do tipo, todos falam ao mesmo tempo, como em um telefone.

Mas as tecnologias não aparecem de uma vez. A velocidade e a qualidade de informação tambêm é importante. Para a pessoa em um Walkie-Talkie conversar, ela precisa conseguir entender, o que inclui a qualidade do dispositivo.

Não adianta dar condições para o Povo. O Povo tem que poder ter o direito e condição de poder escolher o que quer, tem que ser ouvido.

O Povo tem que ser tratado com respeito.

- Internet

Então, veio a internet. Os fatos começaram à ser conhecidos em mais de um sentido. Pessoas começaram a se comunicar, mas com a internet, elas podiam ser ouvidas por mais pessoas, como um fórum.

No Congresso Brasileiro, quando um fala no palanque, muitos escutavam. Mas nós ainda não tinham um palanque para falar, mesmo porque muitos não nos conheciam ainda e haviam dificuldades. Com a internet, os sites de comunicação se tornaram o que alguns precisávam.

- Realidade

É claro que à vida náo é simples. E existem tambêm interresses (e assuntos com interesses legítimos).

É lógico que existem problemas na internet, e os que sofrem com a internet, tentam se expressar da maneira que podem. Existe a época do "Surrealismo", em que as pessoas falam das suas vidas e não da situação ou de outras pessoas. Elas falam de suas experiências. E como algumas sofrem com alguns problemas relacionados com a internet, pode-se deduzir que a internet possa ficar em situação estranha.

Mas tambêm tem interesses. Pode ser que alguêm defenda uma regulamentação maior na internet. Isso, cedo ou tarde aconteceria. Então, algo em que alguns fatos aconteçam, e que era ao mesmo tempo o palanque para alguns falarem, acabe ficando em situação estranha.

- Parte "Realidade 2"

(Cada um faz o que quiser. Nesta "Parte 'Realidade 2'", eu só mostro algo do que ocorre, e tento me expressar da melhor maneira que eu eposso ;-))

Existem muitos que ainda nem tem qualificação para conseguir um emprego. Mas muitos preferem fazer uma vida honesta e limpa. Muitos precisam de oportunidades e de se sentirem respeitados, para que sejam socializados e entrem na sociedade.

Muitos nem tem acesso à escolas para poderem aprender algo. Eu, por exemplo, vários dos tutoriais que eu tenho de arte, eu baixo da internet, pois seria impossível eu pagar por tudo isto. E sem os tutoriais, eu dificilmente conseguiria aprender, mesmo com tutoriais legais como os do Youtube (é mais ou menos um complementa o outro). Eu vejo muitos colegas meus tambêm fazerem isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário