sábado, 17 de dezembro de 2011

Sobre o mapa teórico da corrupção. Um texto muito antigo

Escrito em 5 de de janeiro de 2010
Revisado em 17 de dezembro de 2011, 17:00
Primeira atualização e segunda revisão em 18 de dezembro de 2011, 12:35

-----

- Pós texto - Sobre este texto

Este texto foi escrito à anos atrás, mas diz tudo o que eu sempre quis dizer sobre corrupção.

Ainda bem que o encontrei. Foi por acaso, ao procurar outro texto.

Eu pensava que já o tniha publicado.

- Pós texto - Geral

Eu via as pessoas falando sobre corrupção, e pedindo algo, procurando algo. Se este texto pode ajudar, então, tudo bem. Mas eu não quero nada. O texto é público.

Mas ao pensar nele, eu sentia uma camada de vazio, eu sentia interferência externa em mim, e eu não consegui lembrar deste texto.

- Pós segunda revisão

Me passou pela cabeça (não sei de opnde veio) que as pessoas queriam que eu lembrasse deste texto, mas eu sentia interferência de fora. Eu acho que já conheciam este texto antes.

Então, tinha vindo uma frase (que eu já apaguei), que me veio de fora, e que, como que se o que houve foi um tipo de algo que não sei descrever.

Acho que quando veio um "perceber", não sei o que aconteceu, se é que realmente as coisas aconteceram por este caminho, e que houve um "perceber".

Essa parte (Pós segunda revisão), veio na minha cabeça (veio de fora). Mas eu não sei o que aconteceu, e não posso falar nada. Escrevi os parágrafos anteriores desta parte (Pós segunda revisão), por tranparência e por que ainda não tinha percebido que tudo tinha vindo de fora. :-)

-----

Sobre a "Força", quem são, vantagens e desvantagens, mapa,  mundo

------------------

Em algumas situações, a força (não só em sentidos como o de coragem, mas tambêm como de estado de espírito, sentimento e meio de vida) pode ser preferida em relação à 'solidariedade'.

Por exemplo, o Sarney não saíu. O Renan escapou, etc.

Sem querer atrito, as pessoas mais "cultas", "intelectuais", "administrativas", acreditam em si. Quando acontece algo, tudo o que elas querem é tempo. Pois com tempo, elas podem transformar os sentimentos estranhos em bons. Tempo tambêm pára que seus adversários se acalmem, e tempo tambêm para que outros sentimentos bons se instalem. Esse é um dos significados de "usar os bons valores das pessoas contra elas mesmas".

------------------

Aqui entra a discussão da "velocidade da justiça". É por isso que uma justiça lenta privilegia alguns grupos. Aqui entra a expressão "ganhando tempo".

------------------

Parece que existe uma imagem, ou alguns assim o pensam ou tentam fazer existir, de que o sentimento da força é estranho. O sentimento da força é necessário. E a força não é só um estado de espírito temporário, alguns o consideram até um modo de vida.

Ela faz o bem de outras maneiras, pois todos somos iguais.

Existem diversos grupos no mundo. Os mais "intelectuais" gostam de conversar, de querer saber tudo, para ter mais informação. Os mais "corasojos" "gostam dos Beatles" (na falta de uma descrição melhor), grupo de Rock que introduziu o conceito de "Amor" no mundo, como a música "She is a Woman".

É difícil fazer alguém mudar. Então os mais intelectuais, talvês, ás vezes, se defendem dos mais corasojos com o sentimento de carência, o que faz com que outros ao seu redor talvês tambêm sintam solidariedade. Essa solidariedade talvês seja mais usada nas conversas dos mais intelectuais, resultando em um possível sistema polarizador sobre solidariedade, pois a informação talvês seja uma grande força, e a solidariedade talvês seja o objetivo, lembrando de que desde que o mundo é mundo todos somos falhos e as vezes até inconseqüentes ou sortudos. Sempre vai existir aqueles com pouca informação ou pouca formação intelectual.

Às vezes, os mais coprasojos e os mais intelectuais façam consertos tambêm de maneiras diferentes: os mais solidários gostam de enterrar os mortos das enchentes e de tambêm gostam de solidariedade no geral. Lembrando de que quem tem formação, inteligência, informação, etc, talvês possa estar em melhor situação e desde que o mundo é mundo, ninguêm gosta de descer as escadas e sim sempre progredir. Os mais fortes gostam de buscar medidas contra erosão (ajudar de maneira diferente da solidariedade, a solidariedade age em tempos diderentes em relação á força), contra deslisamentos de terra, etc. Esse é uns dos motivos do porque é difícil defender a natureza e ir contra o aquecimento global, etc.

Por isso que é necessário aceitar a sábia palavra "não". Todos tem esse direito de entender, dar (falar) e recebê-la (ouví-la). Ela liberta. Aqui entra a filosofia de fazer o bem apenas ao seu redor e não no mundo todo. A partir do momento que respeitarmos essa palavra, o mundo será melhor. Aqui entra o outro significado da palavra "prisão". Se não respeitarmos a palavra "não", permaneceremos todos presos. A força tambêm tem direito à vida.

-

Os dois lados são apenas são diferentes.

Neste texto, eu não gostaria de falar de força e coragem, e de solidariedade e intelectuais, com comparação. Não são comparações. Na minha opinião, comparação é para mexer em algo em algum lado. Eu gostaria de ajudar, deixando os dois em paz.

Mesmo porque em um, dois, ou em alguns dias, muitos precisam entender, ou ir, ou visitar, ou conhecer o outro lado. Por isto, é necessário respeitar. Não há nada de errado em nenhum dos lados. Só peço responsabilidade, educação, dinceridade, honestidade, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário